Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da Unidade Acadêmcia de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi criado em 2015 como curso de mestrado, tendo uma área de concentração - Biodiversidade e Conservação de Ecossistemas Nordestinos e duas grandes linhas de pesquisas: (i) Ecologia, Conservação e Uso da Biodiversidade de ambientes aquáticos e (ii) Ecologia, Conservação e Uso da Biodiversidade de ambientes terrestres. O Programa teve suas atividades iniciadas em 09 de setembro de 2015, com recomendação em 15 de maio de 2015, reconhecido em fevereiro de 2017 e renovação em março de 2019. Até o momento, foram defendidas 53 dissertações de mestrado e aprovados.
Objetivos
O programa tem como objetivo a formação e qualificação de pessoal para o desempenho de atividades de ensino e pesquisa (em empresas públicas e privadas) nas áreas da ciência e da tecnologia voltadas à conservação e aproveitamento dos ecossistemas da Região Nordeste do Brasil e de sua biodiversidade, com ênfase no bioma Caatinga. As atividades desenvolvidas no curso de mestrado visam à compreensão da estrutura e do funcionamento dos ecossistemas (influíndo os fatores naturais e antrópicos que os afetam), bem como sobre os reais e potenciais benefícios que a biodiversidade ou parte dela, através de sua conservação, monitoramento, manejo e uso podem proporcionar ao desenvolvimento sustentável da região. Além disso, o PPGBC vem contribuindo para a formação de recursos humanos em nível de Mestrado com versatilidade para atender as demandas locais de pesquisa, ensino e extensão, atraindo tanto estudantes do sertão de Pernambuco como de outros Estados. Em suma, o programa busca integra-se ao objetivo do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRPE (PDI UFRPE/2018) que é oferecer subsídios para o avanço científico e social do País.
Missão
A missão do programa, que consta no documento do planejamento estratégico que vem sendo construído desde o final 2019 é a “Produção e disseminação de conhecimento científico e formação de profissionais de excelência em benefício da conservação de recursos naturais e de um meio ambiente sustentável para a atual e futuras gerações”. Essa missão articula-se preponderantemente com as demandas locais e regionais uma vez que a formação intelectual na região é fundamental para o desenvolvimento regional. Temos a visão de “Consolidar-se regionalmente como programa de pós-graduação de excelência na conservação de biodiversidade, contribuindo como agente transformador da realidade socioeconômica e ambiental”. Essa missão e visão já vem sendo construída pela equipe do programa antes mesmo da formalização do curso. A discussão ambiental ainda é um tabu enorme em uma região onde a maior parte dos líderes e tomadores de decisão local ainda tem a visão de exploração inesgotável dos recursos naturais, em detrimento da visão de sustentabilidade das atividades e uso da terra. Essa articulação e mudança de paradigmas foi, é e continuará no futuro como uma das mais importantes contribuições do PPGBC na reestruturação do pensamento regional como uma das mais importantes ações e de forte atuação dos docentes que fazem o programa.
Nível e Bolsas CAPES
O PPGBC é atualmente nível 3 da Capes e o programa tem como intuito se destaca como um dos principais Programas de Biodiversidade e Conservação do país. As bolsas de estudo são fornecidas por agências científicas nacionais e estaduais, como CAPES, CNPq e FACEPE; estudantes estrangeiros podem receber bolsas de seus países de origem, de organismos internacionais e de agências brasileiras.
Coordenadores e ex-coordenadores do PPGBC
Ano 2023-Atual
Prof. Dr. Carlos Henrique dos Anjos dos Santos (Coordenador)
Prof. Dr. Nivaldo Ferreira do Nascimento (Eventual Substituto)
Ano 2021-2022
Prof. Dr. Edgar Espirito Santo da Silva (Coordenador)
Prof. Dr. Carlos Henrique dos Anjos dos Santos (Eventual Substituto)
Ano 2017-2021
Prof. Dr. Airton Torres Carvalho (Coordenador)
Prof. Dr. Edgar Alberto do Espirito Santo Silva (Eventual Substituto)
Ano 2015-2017
Profa. Dra. Renata Akemi Shinozaki Mendes (Coordenadora)
Prof. Mauro de Melo Júnior (Eventual Substituto)